Herpetofauna da Mata Atlântica

A Mata Atlântica é considerada um dos 34 hotspots de biodiversidade mundial. Devido sua vasta superfície e diversidade do clima, solo e relevo, é um dos ecossistemas com maior taxa de endemismos e biodiversidade do planeta, sendo considerada a quinta área mais ameaçada e rica em espécies endêmicas do mundo.

Embora reduzida e muito fragmentada (mais de 93% de sua vegetação original já foi perdida), estima-se que o domínio fitogeográfico cerca 550 espécies de anfíbios, com taxa de endemismo de aproximadamente 90%. Dentre os biomas brasileiros, a Mata Atlântica possui a maior riqueza de espécies e grau de endemismo de anfíbios anuros do Brasil. Em relação aos répteis são cerca 200 espécies registradas, sendo o segundo maior em diversidade do grupo, com endemismo em torno de 40%. Acredita-se, entretanto, que esses números sejam maiores, pois novas espécies continuam a ser descritas.

A grande diversidade de modos reprodutivos de anfíbios anuros da Mata Atlântica é decorrente da existência de microhábitats úmidos e diversificados. No entanto, a degradação e fragmentação de hábitats é a principal ameaça à conservação dessas espécies no bioma.

Localização

Listas de espécies

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARRUDA, M. B. 2001. Ecossistemas Brasileiros. Brasília: IBAMA.

HADDAD, C. F. B. et al. 2013. Guia dos anfíbios da Mata Atlântica: Diversidade e Biologia. 1.0. ed. [s.l.] Anolis Books.

INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS (IEF), 2012. Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais. [s.l: s.n.]. p. 286

MARTINS, M.; MOLINA, F. 2008. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. In: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. [s.l: s.n.]. p. 327–334.

MITTERMEIER, R. A.; GIL, P. R.; HOFFMAN, M.; PILGRIM, J.; BROOKS, T.; MITTEMEIER, C.G.; LAMOREUX, J.; FONSECA, G. A. B. 2005. Hotspots revisited: Earth’s biologically richest and most endangered terrestrial ecoregions. Conservation International, Washington, 461p.

ROSSA-FERES, D. C. et al. 2018. Anfíbios da Mata Atlântica: lista de espécies, histórico dos estudos, biologia e conservação. E-book Revisões em Zoologia – Mata Atlântica.

SILVA-SOARES, T.; HEPP, F.; COSTA, P. 2010. Anfíbios anuros da RPPN Campo Escoteiro Geraldo Hugo Nunes, Município de Guapimirim, Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. Biota, v. 10, n. 2.

Contatos

rodrigotinoco@herpeto.org
(31) 98878-4851

Grupo Herpeto

Criado em 2010, o grupo herpeto, vem trabalhando na organização e na disponibilização dos dados da Herpetofauna Brasileira.

Tudo sobre a Herpetologia Brasileira

Desenvolvido por: Herpeto