Herpetofauna do Quadrilátero Ferrífero

O Quadrilátero Ferrífero é uma região que está inserida na porção centro-sudeste de Minas Gerais, internacionalmente reconhecida pelos seus recursos minerais, sendo uma das áreas mais exploradas pela mineração no Brasil em razão de suas riquezas como ouro e ferro. Essa região faz parte da história da mineração no Brasil desde o ciclo do ouro, iniciado no final do século XVII. A designação “Quadrilátero” é em razão da morfologia da região, constituída por um bloco de estruturas pré-Cambrianas, elevadas nos quatro lados por erosão diferencial.

O Quadrilátero Ferrífero engloba duas grandes bacias hidrográficas: Rio São Francisco e Rio Doce. A grande diversidade de caracteres hidrológicos, pedológicos, topográficos, geológicos e geomorfológicos, cria condições para a grande riqueza de flora na região, que tem sua cobertura vegetal partilhada entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica.

A região possui, também, uma expressiva relevância para a conservação de anfíbios neotropicais, devido à elevada diversidade e riqueza de espécies endêmicas e ameaçadas, sendo reconhecido como uma das áreas de maior diversidade de anfíbios dos biomas Cerrado e Mata atlântica, e de maior riqueza de anfíbios conhecida em Minas Gerais. O Quadrilátero é ainda reconhecido como área prioritária para a conservação de anfíbios e répteis no estado de Minas Gerais, apresentando importância biológica “Especial” (categoria máxima).

Localização

Listas de espécies

Saiba mais

Contatos

rodrigotinoco@herpeto.org
(31) 98878-4851

Grupo Herpeto

Criado em 2010, o grupo herpeto, vem trabalhando na organização e na disponibilização dos dados da Herpetofauna Brasileira.

Tudo sobre a Herpetologia Brasileira

Desenvolvido por: Herpeto