Herpetofauna do Parque Estadual do Rio Doce

O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) está situado na porção Sudoeste de Minas Gerais, nos municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio, na região do Vale do Aço. É ainda conhecido como “Amazônia mineira” sendo uma das principais áreas de proteção à biodiversidade de Minas Gerais, com a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no estado. Os rios Doce e Piracicaba são os principais corpos d’água da região.

O PERD é primeira unidade de conservação criada em Minas Gerais e uma das primeiras do país. No início da década de trinta, o arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira iniciou um longo trabalho em busca da criação de uma reserva florestal para a região. Em 1944, o Parque foi então criado, sendo pioneiro mineiro na conservação do patrimônio natural.

Além de sua rica biodiversidade, o PERD é um dos três maiores sistemas de lagos que ocorrem no Brasil, tornando-se referência nacional no desenvolvimento de pesquisas. Suas 42 lagoas naturais abrigam uma grande diversidade de peixes, que são objetos de pesquisa sobre a fauna aquática nativa. Além disso, o parque possui um herbário, constituindo a base de pesquisas taxonômicas.

Localização

Listas de espécies

Saiba mais:

O livro é de (ANO), escrito por (autores) tem (x) páginas e trás (x) espécies da Anfíbiofauna.

Tive o prazer de contribuir com algumas imagens nessa obra sensacional. 


Grátis para download

Contatos

rodrigotinoco@herpeto.org
(31) 98878-4851

Grupo Herpeto

Criado em 2010, o grupo herpeto, vem trabalhando na organização e na disponibilização dos dados da Herpetofauna Brasileira.

Tudo sobre a Herpetologia Brasileira

Desenvolvido por: Herpeto