O que é herpetologia? O que um herpetólogo faz?
Bárbara Vitorino
É hora de aprender um pouquinho sobre a área da biologia conhecida como herpetologia! A herpetologia é um ramo da ciência que estuda os anfíbios e répteis. Como a zoologia é uma área muito ampla, cada especialidade recebe um nome. A mastologia, por exemplo, estuda os mamíferos, a ornitologia estuda as aves, a macologia estuda os moluscos, e por aí vai!

Já os herpetólogos ou herpetólogas são biólogos (as) que se dedicam e trabalham com anfíbios e répteis, seja no laboratório, no ramo da pesquisa, ou no campo, diretamente nos ambientes onde esses animais vivem.
Herpetóloga observando um anfíbio capturado para estudo. Foto: Rodrigo Tinoco
Essas pessoas são responsáveis por estudar e compreender tudo o que diz respeito sobre esses animais: anatomia, comportamento, evolução, sua função no meio ambiente, seu grau de ameaça, entre tantos outros assuntos.
Vocês sabiam que alguns remédios amplamente utilizados no mundo são desenvolvidos a partir do veneno da jararaca e da cascavel? E que um deles, inclusive, é mais forte que a morfina, usada para aliviar dores extremamente severas? (Esse é um assunto muito legal, que eu posso trazer pra vocês em um outro post).

Mas o que eu queria mesmo mostrar, com apenas esse exemplo, é que graças a todos os estudos com anfíbios e répteis, realizamos descobertas incríveis! E o trabalho de um (a) herpetólogo (a) não pode parar. Para vocês terem ideia, o Brasil é o país com a maior diversidade de espécies de anfíbios do mundo e o terceiro país com mais espécies de répteis.

É graças aos esforços dos biólogos que novas espécies são descobertas, que novos fármacos são desenvolvidos, que ações são tomadas para preservar o meio ambiente e espécies ameaçadas, e novas contribuições são feitas para a ciência!