Sapo dá verruga?
Bárbara Vitorino
Já ouvi de algumas pessoas (dos mais velhos principalmente), que devemos tomar muito cuidado e nunca colocar a mão nos sapos, por que isso pode causar verrugas.
Já vou logo dizendo que isso é mais um grande mito, e que infelizmente aumenta ainda mais o medo e o terror que muitas pessoas tem sobre esses bichinhos (e que de malvados e aterrorizantes, não tem nadica!).
Essa lenda de que sapo causa verruga existe, porque alguns sapos, como cururu, possuem a pele rugosa e cheio de glândulas em seu corpo, que são associadas como “verrugas”. Essas glândulas servem principalmente para proteção. Os sapos secretam substâncias e até mesmo toxinas que os ajudam a não perder água pela pele e para se protegerem de predadores.
Ao contrário do que muitas pessoas dizem por aí, os sapos não causam doenças ou transmitem verrugas ao serem tocados. É importante apenas lembrar, que existe algumas poucas espécies que produzem toxinas, e que podem nos causar alguma reação se colocarmos a mão no animal e em seguida nas nossas mucosas como boca, nariz e olhos, como a rã-pimenta.