Encantador de cobras
Quem aí já ouviu falar no encantamento de cobras? Essa é uma prática comum em alguns países como a Índia e o Marrocos, realizada por artistas de rua. Eles ficam sentados no chão, e ao tocar uma flauta, parecem conseguir hipnotizar as cobras, que saem de dentro de um cesto calmamente e acompanham com atenção seus movimentos. Mas como eles conseguem fazer isso? Será que o som emitido pela flauta realmente possui o poder de encantar esses bichanos.
Na verdade, não existe nenhuma magia musical e nem um encantamento real. Primeiro, porque as cobras são surdas. Elas se guiam através de vibrações no ambiente e através do olfato, que é seu sentido mais aguçado – e é aí que está o grande segredo para o sucesso do “encantamento”.
O que desperta a curiosidade das cobras são os movimentos que o encantador faz. Então, à medida que ele vai se movimentando com a flauta, a cobra vai acompanhando. Há também um outro truque utilizado nos “encantamentos”: os encantadores passam urina de rato na pontinha da flauta. Isso faz com que seu faro fique super atiçado, ajudando a manter sua atenção na flauta.