Parque Nacional da Serra do Gandarela

Nossa lista está em constante processo de atualização. Caso encontre algum erro ou tenha alguma informação que ajude a acrescentar espécies, por favor entre em contato através do email:
contato@herpeto.org

O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado em 13 de outubro de 2014 e constitui-se importante área de conservação ambiental no coração do Quadrilátero Ferrífero e na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a 40 km de Belo Horizonte/MG.

O Parque apresenta exuberantes serras, rios e cachoeiras. A vegetação é composta de um dos mais contínuos fragmentos de Mata Atlântica de Minas Gerais em transição com formações do cerrado, como os campos rupestres ferruginosos e quartizíticos. Situadas nos topos e encostas das serras estão as cangas ferruginosas, um tipo de cobertura do solo composta de ferro. Por serem porosas elas funcionam como importantes áreas para a infiltração de água das chuvas para os aquíferos. As águas do Parque contribuem para o abastecimento dos municípios vizinhos e até de Belo Horizonte! Toda essa riqueza está protegida em uma área ambiental!

Localização

Listas de espécies de anfíbios

Anuros

Brachycephalidae

Bufonidae

Centrolenidae

Dendrobatidae

Hylidae

Hylodidae

Leptodactylidae

Microhylidae

Odontophrynidae

Phyllomedusidae

Listas de espécies de Répteis

em breve

Contatos

rodrigotinoco@herpeto.org
(31) 98878-4851

Grupo Herpeto

Criado em 2010, o grupo herpeto, vem trabalhando na organização e na disponibilização dos dados da Herpetofauna Brasileira.

Tudo sobre a Herpetologia Brasileira

Desenvolvido por: Herpeto